14
maio
09

Tempos difíceis!

Pessoal,

Ando um bocado sem tempo para tocar o Age of Chaos para frente, mas não vou deixar ele parar, e quero cumprir todo meu cronograma!

Neste final de semana, não tive tempo de pegar para escrever coisa nova, mas deste não passa, na verdade pretendo começar hoje de noite, e continuar pelo final de semana adentro.

Queria aproveitar uma migalha de tempo que estou tendo hoje, para falar um pouco sobre como utilizar as ferramentas que temos ao alcance das mãos em nosso favor.

O conceito da indústria musical mudou completamente nos últimos 10 anos, principalmente com a internet e a evolução do MP3 em geral.

O que aconteceu? Bem todos sabem, que as vendas de discos caíram absurdamente, poucos artistas ainda atingem a casa de milhões de cópias vendidas e eu acredito que muitos desses números sejam manipulados para tentar alavancar as vendas. E o business ainda não aprendeu a se adaptar a isso.

As grandes gravadoras, que não são mais tão grandes assim, estão demorando muito mais do que eu acreditava, para se lançar de vez na internet e começar a vender MP3. Infelizmente, o CD como a gente conhece, está com os seus dias contados, vai se tornar objeto de xiitas conservadores ou peça diferencial, assim como o vinil hoje em dia.

Mas vendo esta situação de crise, como nós, pequenos produtores, bandas independentes, podemos nos aproveitar disto?

Dizer que toda banda precisa ter um site é chover no molhado, todo mundo já sabe disso, mas beleza, você foi lá, criou sua conta no myspace, colocou suas músicas, aquele amigo designer fez um banner maneiro, e pronto.

Mas e agora??!!

Utilizar a internet como ferramenta de divulgação é muito mais do que estar na internet, estar na internet é moleza, vá ao google e busque pelo nome “Daniel White” (sim sou eu!), e veja o resultado. Além de mim, vão aparecer trocentos outros com o mesmo nome, mas repare bem no quinto e no sétimo item.

Sim, esse sou eu!!

Mas porque o meu nome apareceu ali, e não em primeiro, mas também não em último? Por causa da quantidade de vezes, que o programa do google (conhecido como robô) encontrou meu nome e links para esses links.

Como eu falei, estar na internet é fácil, mas ela é uma ferramenta, adianta você comprar uma chave de fendas e deixar ela na caixa? Não! Tem que usar a bendita ferramenta!!!

Essa busca do google é um grande exemplo, o quinto lugar é o meu Twitter, que pelo menos duas vezes por dia eu atualizo, e mantenho um bom relacionamento com as pessoas que eu sigo e que me seguem.

Meu blog é a mesma coisa, Myspace também, Fotolog idem e por ai vai.

Falei isso tudo para dizer o seguinte: A nova grande arma que toda banda/produtor/artista têm se chama Mídia Social On-line, mas que diabo é isso?

São as comunidades na internet, que promovem interação entre usuários com um gosto especifico, parecido, que consomem informação sobre este assunto em questão.

Ou seja, você não precisa mais de uma pesquisa para saber onde está o seu publico, basta olhar no lugar na internet.
Se você tem uma banda de pagode, e quer anunciar o CD novo dela, você vai a qual comunidade no Orkut?

“Meu cachorro come as minhas meias” ou “Sem pagode não tem churrasco”???

Viram como é fácil?

Mas eu estou mentindo, não é fácil utilizar as mídias sociais.

Vamos aos pontos que vocês devem atentar

01 – Diga sempre a verdade.
O público da internet encontra informação mais fácil que chuva em Manaus. Então uma mentira vai acabar sendo descoberta!

02 – Saiba o que você está falando
Novamente, os usuários que vão frequêntar o seu blog, seu twitter, sua comunidade no orkut, sabem sobre o assunto, então não adianta fingir que entende, tem que entender, se você não entende, compartilhe conhecimento e abra espaço para que os usuários coloquem o conhecimento deles!

03 – Fidelize o seu público
Quem navega na internet, quer que as coisas funcionem nessa velocidade, então você tem que estar sempre postando/respondendo para que o seu publico saiba que você existe e dá atenção para eles. Nunca, mas nunca, um e-mail, comentário, scrap ou similar, pode ficar sem resposta, NUNCA!

04 – Circule a informação
Lembre sempre que o seu blog, myspace, fotolog, twitter, não são ferramentas isoladas, e sim um grupo de ferramentas para serem trabalhadas em conjunto, aprenda a fazer o seu público passear pelos seus meios de comunicação.

05 – Esteja à frente e sempre presente.
Áudio, vídeo e texto, qualquer que seja a ferramenta, esteja presente nela, fazendo com qualidade e frequência!
Acho que esses cinco pontos resumem bem o que eu, veja bem EU, tomo como forma de divulgação na internet, é claro que cada situação pede um enfoque e abordagem, mas no global, é isso ai mesmo!

No final do ponto cinco, eu falei em qualidade, acho que devo falar melhor sobre isso, mas vou deixar para amanhã! E também ainda quero falar sobre o risco de estar exposto na internet, o famoso “Dar a cara à tapa”

Wassail
White

Fotolog
Myspace (em reforma)
Twitter
Orkut


0 Respostas to “Tempos difíceis!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário


RSS Age of Chaos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.