08
abr
09

Compondo as melodias

Hoje vou falar um pouco sobre o meu processo de composição

Eu descrevia como um parto de elefantes trigêmeos com gigantismo ósseo! Para vocês sentirem o drama.

Em geral eu começo imaginando uma melodia na cabeça, e depois tento transpor essa melodia para o baixo, que é o meu “instrumento nativo”, depois disso, eu procuro no metrônomo o andamento para aquela linha que eu acabei de compor, e tento acertar ela dentro de um tempo fixo, e toca ela, repetidas vezes, até acertar os detalhes que eu quero.

baixo

Nessa parte, muitas coisas que eu componho acabam sendo jogadas fora, porque depois de repetir 15, 20 vezes a mesma frase, eu enjôo dela, e se eu, que escrevi, enjoei, imagina alguém que vá estar ouvindo a música. Eu tenho que me apaixonar pela minha música.

Depois de criar essa paixão (rs), eu sequêncio uma linha básica de bateria.

Vou falar sobre o processo de sequenciamento de bateria bem mais na frente, quando começar a colocar a mão na massa de verdade.

Bem, eu crio um track básico da bateria, e toco essa linha melódica por cima, já gravando isso no PC.

Ai normalmente que a porca torce o rabo.

Quando eu escrevo alguma linha melódica, já venho imaginando a melodia de voz. Mas como alguns aqui já devem saber, minha capacidade como vocalista é igual a minha habilidade de pilotar aviões, ou seja: ZERO. Nessa hora que entra o teclado, tento transportar para o teclado a melodia que eu pensei para o vocal.

teclado

A Mariana Gouvêa, vocalista da Magna Sina, minha banda, sempre sofre quando eu tento passar alguma melodia para ela, em geral eu desisto, passo para o Arnaldo, guitarrista da Magna Sina, e ele transforma a melodia na guitarra, e ai sim a Mariana consegue entender.

É amigo! O processo é complexo!

No caso das composições do Age of Chaos, eu devo fazer praticamente tudo no teclado, como pretendo ter alguns vocalistas, acho que isso vai facilitar e agilizar o andamento.

Em relação às guitarras, eu procuro gravar as idéias de riff que eu tenho, sempre respeitando a melodia que já veio antes.

Sim, em geral, eu escrevo, o baixo, a bateria, a voz e as guitarras.

Explico porque eu faço isso:

A melodia básica de uma música é o alicerce de uma construção, a melodia de voz é o que vai guiar a música, em questão de clima e tensão da faixa, e as guitarras são o tempero, é o que dá o sabor e faz a diferença de verdade.

Creio que adicionando as guitarras por último, ganho o espaço que preciso para elas, quando faço o processo contrário, começar compondo pelas partes de guitarra, tenho a tendência de ocupar tudo com arranjos de guitarra.

E normalmente depois de criar as guitarras básicas, aquelas que vão ficar na cara dos ouvintes, bem na frente na mixagem, eu vou pros detalhes, ai eu escolho, caso a caso, quem vai fazer cada detalhe.

Ai quando eu “fecho” a composição básica, eu volto na melodia original, que eu gravei com o baixo, e ai sim, escrevo a linha de baixo, afinal sou baixista e gosto de compor linhas legais.

Não me entendam errado, detesto escrever aquelas linhas com três mil notas. Gosto de coisas mais simples, então aproveito esse momento para tapar qualquer buraco que tenha ficado. E preencher aonde eu puder com licks e riffs de baixo que eu tradicionalmente faço, porque eu acho que todo músico deve ter sua própria assinatura!

partitura

Amanhã eu vou falar como pretendo distribuir certas responsabilidades da composição aos meus convidados! E depois vou dar sequência falando sobre as influências e a sonoridade que eu quero buscar nesse trabalho, fiquem ligados!

Beijos, voadoras e até mais!

P.S.01 – Quem têm Blog e for me linkar, me avisa para eu poder linkar de volta!

P.S.02 – Quem usa twitter, pode me adicionar lá: twitter.com/danielmaiawhite


13 Respostas to “Compondo as melodias”


  1. 1 Rafael Costa
    08/04/2009 às 1:34 pm

    Vamos ver onde isso vai dar … (rs)

    Abraços para o melhor amigo de todo o universo!

    Rafa

  2. 2 Arnaldo
    09/04/2009 às 10:42 am

    hahahahahua, eu já vi alguns partos de elefantes cabeçudos com gigantismo ósseo, mas o resultado final vale à pena.

  3. 3 Thiago Garcia
    12/04/2009 às 6:51 pm

    Fala Juice!

    To elndo aqui, e estou gostando do que voce esta fazendo… se precisar de um “guest” vocalista, estou a disposicao.

    Abracos!

    Thiago

  4. 4 Rafa
    27/05/2009 às 12:17 pm

    Pois é, eu nem sei tocar guitarra, mas tento! E a vontade de compôr é grande, porém a minha dificuldade fica em transpor minha idéia para o instrumento. Minha idéia é sempre começar pela guitarra e depois colocar uma bateria e tentar me organizar por aí! Mas nunca acaba dando certo e sempre desisto.

    Talvez seja o caso de eu pensar primeiro no vocal, mas isso não funciona também, creio eu!

    Bom, boa sorte! E espero que eu tenha também!

    • 27/05/2009 às 12:24 pm

      Cara, eu acho que realmente não existe receita de bolo para compor (felizmente!)

      Mas é da maneira que ficar mais fácil e funcional para cada um, já tentou todas essas formas? Como eu falei, eu sempre acabo pensando um monte de coisas ao mesmo tempo, até na hora de escrever as letras, as coisas funcionam juntas para mim!

      Quero ainda ouvir as suas composições, porque eu sei que vai sair coisa boa!

      abraços

  5. 6 joao alves dos reis neto
    03/04/2010 às 11:47 am

    oi!
    como eu posso criar uma melodia,e uma musica para um concurso que vai ter na minha escola?

    • 7 Anônimo
      04/04/2010 às 7:50 pm

      Olá João,

      Composição é algo difícil de explicar em poucas linhas, mas antes de mais nada, tocar algum instrumento, ajuda e muito!

      A idéia inicial é você criar na sua própria cabeça a melodia básica que vai ser o foco principal da música, depois disso, você tenta transpor essa melodia para um instrumento, violão, teclado, o que for mais fácil para você. Se tiver domínio de programas como GuitarPro, mais fácil ainda.

      Depois disso, você começa a criar a estrutura básica da música, introdução, verso, ponte, refrão, solo e por ai vai. Você cria o conceito da estrutura na sua cabeça, e vai criando as melodias, transpondo ela pro instrumento e tocando tudo junto, de modo que faça sentido e a música não fique parecendo uma colcha de retalho, a não ser que a intenção seja de parecer uma colcha de retalho!!!

      Existem composições super sofisticadas como as da banda Dream Theater, que tem dezenas de partes diferentes, até em andamentos diferentes, e músicas como Smell Like Teen Spirit do Nirvana que repete os mesmos 4 acordes a música inteira, e nem por isso é possível dizer qual é a melhor composição, compreende?

      Toda música precisa ter um sentido, um sentimento, algo que ela esteja tentando passar, e compor, é criar as partes que se fazem necessária para que a música, transmita essa intenção.

      Não sei se te ajudei, mas pode perguntar a vontade ae!

      Abraços

  6. 8 maria eduarda garia
    16/11/2010 às 4:00 pm

    com essas explicaçoçes vou fazer as melodias das minhas musicas gospel

  7. 9 Heber Fiori
    28/01/2011 às 8:41 am

    Bom dia

    eu gostaria de uma ajuda, conselhos, idéias, o que vc puderem fazer por mim

    eu toco violão, teclado e sax sofone

    sempre tive vontade de compor belas musicas e estudei teoria musical em aulas particulares,

    e modestia a perte, tenho um bom conhecimento de teoria musical….

    mas eu tenho muuuuita dificuldade de compor a linha melódica da peça, a harmonia é simples,

    é só aplicar as regras da teoria que a harmonia sai, mas a linha mélodica, pra mim é um martírio de fazer, eu não gosto de nenhuma linha melódica que fasso, auguem poderia me dar uma dica, ou idéia, sei lá…….qualquer ajuda que puderem me dar eu agradeço…

    outra coisa, como ter inspiração para compor ? como eu consigo a inspiração ?

    Obrigado e aguardo respostas

    🙂

  8. 28/01/2011 às 9:25 am

    Olá Heber,

    Não existe fórmula mágica para composição, é esforço atrás de esforço mesmo, continuar escrevendo até sair algo bom.

    Eu gosto de tentar bolar a melodia na minha cabeça primeiro e depois passar isso para o instrumento, qualquer um que seja. Na base de tentativa e erro mesmo!

  9. 11 Anônimo
    25/10/2011 às 1:26 pm

    me juntei com uma galera e estamos começando uma banda, a pouca informação que tenho pra dividir é: é mais fácil começar pela melodia, depois encaixando a letra, porque obviamente a letra é mais flexivel, pega-se o tema da música e faz a melodia no ritmo desse tema, depois aplica a letra e da os retoques, adiciona um solo e por aí vai.

  10. 12 Anônimo
    31/05/2012 às 5:26 pm

    tenho uma musica aqui ….se quiser entrem em contato
    lamarky18@hotmail.com
    obs :e so a letra “romantica”

  11. 02/12/2013 às 2:32 am

    poxa queria tanto criar minha musica já tenho a letra toda dos meu dois hinos .


Deixe um comentário


RSS Age of Chaos

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.